Cultura e Educação na Escola de Tempo Integral: Formação de Educadores


Curso para formação de educadores no âmbito do Programa Mais Educação, Educação Integral Integrada.

Este curso tem o duplo objetivo de fortalecer os vínculos da equipe de educadores do projeto de tempo integral e de realizar formação por meio de oficinas específicas de danças populares, yoga na educação, capoeira e educação do corpo na escola, meio ambiente e horta escolar, matemática e letramento, na perspectiva do direito à educação.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro de Ciências da Educação
Departamento de Metodologia de Ensino
Florianópolis | SC | Brasil | 88040-970

Fone: + 55 (48) 3721-9243

Coordenação:
Ilana Laterman
Coordenadoria de Estágios
MEN/CED
E-mail: estagiomen@ced.ufsc.br

Vice-Coordenação:
Ademir Donizeti Caldeira
MEN/CED

GOVERNO FEDERAL
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Programa Mais Educação

Plano de Desenvolvimento da Educação

O Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.

O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Acompanhamento pedagógico . Meio ambiente . Esporte . Lazer . Direitos Humanos . Cultura e artes . Inclusão Digital . Prevenção e Promoção da saúde . Educomunicação . Educação científica . Educação econômica e cidadania...

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